5 estatísticas do Instagram que você deveria conhecer

O que começou como um simples aplicativo de compartilhamento de fotos entre amigos, cresceu e tornou-se uma comunidade mundial de consumidores e marcas. Agora, as empresas buscam por diferentes e novas estatísticas do Instagram para compreender como elas interagem e se comunicam com os clientes.

Com mais de 500 milhões de usuários ativos, o Instagram seguiu rapidamente os passos da sua empresa controladora, o Facebook. As empresas perceberam a importância de estarem presentes no Instagram e as marcas desejam aproveitar ao máximo os seus posts. Mas como chegar ao próximo nível?

Vários profissionais de marketing de redes sociais sabem quando e como postar no Instagram, e mesmo a quem direcionar os posts. Mas os gerentes sociais e de comunidades eficazes vão além disso, pesquisando e potencializando as estatísticas menos conhecidas do Instagram.

Novas estatísticas do Instagram surgem todos os dias. Você encontrará tudo, desde as práticas recomendadas do Instagram a dados demográficos e histórias de sucesso de publicidades. Todos esses dados podem lhe oferecer vantagem sobre seus concorrentes.

Para começar, destacamos cinco estatísticas do Instagram que ajudarão a otimizar a sua interação e a tornar o aplicativo uma parte importante da sua estratégia de marketing:

Recursos do Sprout mencionados neste artigo:

1. Sete em cada dez hashtags no Instagram são de marcas

Você poderia imaginar o estado do marketing de redes sociais sem as hashtags? Não só criar hashtags ajuda os usuários das redes sociais a organizar e categorizar o conteúdo, mas elas também são uma das forças motrizes por trás de algumas das melhores campanhas de marketing atuais.

As hashtags estão em toda parte, desde conversas casuais on-line e off-line a comerciais de TV e outdoors. As hashtags do Instagram ajudam na otimização e descoberta de conteúdos. À medida que as marcas aumentam a sua dependência de campanhas geradas pelos usuários, as hashtags continuarão a ser importantes para a aquisição e promoção de conteúdos no Instagram.

instagram-branded-hashtags

De acordo com um estudo da Simply Measured, no ano passado, as legendas de marcas no Instagram incluíram 5.596 hashtags, o equivalente a 2,5 hashtags por post de marca. Além disso, entre as hashtags mais utilizadas, sete em 10 eram de marcas.

Uma das melhores formas de começar uma Campanha de UGC (conteúdo gerado pelo usuário) no Instagram é com a ajuda de uma hashtag da marca. A hashtag da marca é exclusiva para a sua empresa ou campanha de marketing. Esta pode ser tão simples como o nome da sua empresa ou produto, ou slogan da sua empresa, como este exemplo popular da Nike.

‘The End’ is just something they put on movies. #justdoit

A post shared by nike (@nike) on

Se estiver se sentindo mais criativo, você pode inventar algo novo para a sua marca, como a WeWork fez em sua série de conteúdos #DogsOfWeWork.

Se estiver usando ou planeja usar hashtags da marca em sua estratégia do Instagram, certifique-se de emparelhar esses esforços com uma ferramenta e gerenciamento para o Instagram como o Sprout Social. Por meio do Sprout, é possível ver quais hashtags de marca recebem mais engajamento ou quais são as mais utilizadas com o seu nome de usuário.

sprout instagram report

2. No Instagram, 50% do texto contêm emojis

Não há dúvida de que o Instagram é integralmente uma plataforma visual. Na verdade, mesmo as legendas e comentários — seções destinadas a texto — apresentam imagens por meio de emojis. Agora, devido à compatibilidade dos teclados do iOS e Android, aproximadamente 50% das legendas e comentários no Instagram contêm ao menos um emoji.

Os emojis vão além de um simples sorriso ou ícone para expressar uma emoção. Agora, existem uma variedade de 1.851 opções diferentes de emojis a escolher, além daqueles adicionados o tempo todo. Estas pequenas imagens ou ícones digitais são usados para expressar uma ideia ou emoção. Com rápidos índices de adoção, os emojis são a linguagem de crescimento mais rápido no Reino Unido, evoluindo mais rápido do que antigas formas de comunicação, como os hieróglifos.

Não acredita nisso? Dê uma olhada neste post do Instagram da Staples, uma popular varejista de materiais de escritório.

That’s pretty much our day. How about yours? Tell us in emojis.

A post shared by Staples (@staples) on

Não só esse post se concentra inteiramente em emojis, mas também a marca incentiva seus fãs a interagir por meio da linguagem digital.

Em 2015, em um esforço para aproveitar a popularidade dos emojis, o Instagram lançou suporte para eles nas hashtags. Isto significa que os emojis (e suas combinações) agora podem ser pesquisados na plataforma. Após o lançamento, a Curalate encontrou emojis individuais que foram incluídos em hashtags mais de 6,4 milhões de vezes durante o período de mês. Consulte o nosso postIdeias de legendas para o Instagram para inspirar sua criatividade com as legendas.

Adoção global

Uma pesquisa do Instagram revelou que a adoção de emojis engloba o mundo inteiro. Os usuários na Finlândia são os mais ativos, com 63% de todo o texto publicado no país contendo pelo menos um emoji. Veja a classificação de outros países:

  • França: 50%
  • Reino Unido: 48%
  • Alemanha: 47%
  • Itália: 45%
  • Rússia: 45%
  • Espanha: 40%
  • Japão: 39%
  • EUA: 38%

Observe que esta pesquisa foi realizada em 2015, assim há uma grande probabilidade de que estes números tenham mudado ao longo do ano passado.

Emojis populares

Então, qual a classificação de emojis no Instagram? A Curalate analisou os 100 principais emojis na Instagram, e os 10 principais são:

instagram-most-used-emoji

O emoji mais utilizado é o coração vermelho, que foi compartilhado mais de meio milhão de vezes (no momento do estudo). Há também um monte de positividade na lista. Quatro dos cinco principais emojis são rostos positivos do smiley. E ao se observar os 20 principais, metade deles é composta de smileys. Mas não é apenas smileys que desfrutam dos primeiros lugares: corações, beijos e mãos com gestos positivos também se classificam altamente. Isso nos leva a crer que as pessoas costumam usar o Instagram para expressar sentimentos positivos.

Embora os EUA tenha a última classificação no uso de emojis em textos, apenas 38% — e apesar do fato que 80% dos usuários do Instagram estão fora dos EUA— a bandeira norte-americana é a única bandeira a aparecer entre os 100 principais (ocupando a 59ª posição).

Mas o que isso significa para os profissionais de marketing?

?+?=?

A post shared by Baskin-Robbins (@baskinrobbins) on

Os emojis representam mais do que apenas uma tendência de marketing: eles podem adicionar outro elemento a suas estratégias de monitoramento em redes sociais. Não tem certeza se o comentário foi positivo ou negativo? A estratégia de marketing para emojis correta pode auxiliar a completar as lacunas de sentimentos. O engajamento nem sempre vem com o contexto, e os emojis podem ajudá-lo a obter um pouco mais de conhecimento sobre o que os fãs estão compartilhando.

Em termos dos seus próprios compartilhamentos, não basta jogar qualquer emoji na legenda da foto. Assim como você pondera qual imagem publicar e sua respectiva descrição, reflita sobre quais emojis usará em conjunto ou no lugar do seu texto.

3. O público do Instagram interage mais às segundas-feiras & quintas-feiras

A internet está repleta de estudos que afirmam conhecer os melhores horários para publicar posts nas redes sociais. Para ajudar a minimizar essa confusão, o CoSchedule reuniu os melhores dados e constatou que o público do Instagram interage mais às segundas e quarta-feiras , às 2h00, das 8h00 as 9h00 e às 17h00.

best-times-post-instagram

Em comparação, se observar oengajamento no Instagram (e quem não está interagindo), você vai querer evitar publicar entre 15h00 e 16h00. Não havia qualquer informação prevista para este horário, outra que não fosse uma “ligeira queda na atividade.” Se tivéssemos que adivinhar, nosso palpite seria que as pessoas estão centradas em reuniões de última hora e em projetos antes de sair do trabalho — o que explica por que o horário das 17h00 é tão bom para o engajamento.

Agora, se for publicar um vídeo no Instagram, o CoSchedule constatou que publicá-lo às 9h00 acumula 34% mais interações. Entretanto, postar vídeos a qualquer momento entre às 8h00 e 9h00 também seria ótimo. Um fato interessante em relação aos vídeos do Instagram é que enquanto o consumo aumentou 40%, as fotos geram 36% mais curtidas em comparação aos vídeos.

Claro que estes dias e horários provavelmente variarão de acordo com o setor e público-alvo específicos. Mas esses dados já oferecem um ponto de partida. Recomendamos que acompanhe a Analítica do Instagram para medir o envolvimento em diferentes dias e horários de publicação. Dessa forma, você verá o que melhor funciona para o seu conteúdo e público.

instagram management gif

4. 65% dos posts de melhor desempenho no Instagram incluem produtos

Quando se trata do que postar no Instagram, provavelmente sua reação imediata seja referente aos seus produtos. Faz sentido, certo? Seguramente, os usuários do Instagram parecem também pensar assim. Uma pesquisa realizada pela L2 concluiu que65% dos posts de melhor desempenho das mascas no Instagram apresentam produtos. Na verdade, os posts de produtos até mesmo superam o conteúdo de estilo de vida (43%), bem como as imagens ou vídeos de um influenciador ou celebridade (29%).

Porém, antes de mudar sua estratégia de conteúdo para apresentar seus produtos em cada post, destacamos alguns pontos a considerar:

  1. A regra 80/20: embora esta regra possa ser aplicada a todos os aspectos da sua estratégia de marketing, neste caso, ela se concentrará na criação de conteúdos. A regra 80/20 afirma que aproximadamente 80% do seu conteúdo devem se centrar em orientar, esclarecer e interagir com o seu público, enquanto somente 20% devem ser autopromocionais.
  2. Inclua rostos: Nem todas as suas imagens devem apresentar produtos de forma independente. Algumas de suas imagens devem incluir rostos. As fotos do Instagram que apresentam rostosconseguem 38% mais curtidas que aquelas sem.
  3. Use anúncios em formato carrossel para contar uma história: enquanto os anúncios em formato carrossel oferecem um outro meio para promover seus produtos, eles também fornecem uma excelente oportunidade para destacar a narrativa de sua marca. Ao invés de publicar uma única imagem do seu produto, crie uma série que conecta o seu público e que se baseia em um conceito.

Precisa de alguma inspiração centrada no produto? Confira a Frooti, a marca de suco de frutas mais vendida na Índia. O perfil da marca no Instagram é repleto de fotos divertidas, criativas e ousadamente coloridas do seu produto.

Weekends almost over, ready to get back to the grind this week! #thefrootilife #frooti

A post shared by Frooti (@thefrootilife) on

Mango = Frooti. #TheFrootiLife #Frooti #mango #juicy #artdirection #animation #mangolove

A post shared by Frooti (@thefrootilife) on

E quando se trata de contar histórias por meio de anúncios em formato carrossel, dê uma olhada nestes exemplos da HTC e Yogabed.

htc-instagram-ad
yogabed-instagram-ad

Além disso, você pode querer considerar uma combinação de produtos em suas campanhas de conteúdo gerado pelo usuário. Quando consumidores veem uma foto gerada por usuário, há uma maior chance de conversão de 4,5%. Este número aumenta para 9,6%, se eles interagirem com a foto.

Confira nosso guia sobre conversões em redes sociais para conhecer mais sobre o que pode converter um post em venda!

5. O filtro do Instagram mais utilizado é o Clarendon

Há 40 filtros exclusivos para escolher no Instagram, mas apenas um capturou os corações dos usuários em 119 países: o Clarendon. Surpreso? Nós também. De acordo com a Canva, o Clarendon lidera a lista provavelmente por que é um filtro que se encaixa em todos os fins. Ele ilumina, destaca e intensifica as sombras. Alguma outra razão? Preguiça. Geralmente, ele é o filtro padrão após a opção Normal.

Abaixo, apresentamos um resumo dos segundos filtros mais usados nos Estados Unidos por estado:

us-favorite-filters-2

E para as marcas globais, veja aqui os outros filtros mais usados no mundo inteiro:

world-favorite-filters-2

Também pode-se ver diferenças nos filtros mais populares com base no tipo de post. Por exemplo, as selfies alcançam mais curtidas quando feitas sem nenhum filtro. Clique para visualizar os demais filtros incluídos por categoria e suas classificações.

Após escolher os filtros favoritos para a sua marca, facilite a criação de conteúdo ao gerenciar esses filtros. Clique no ícone de engrenagem no final da lista de filtros para selecionar as opções que deseja que sejam exibidas. Isso é ótimo se houver várias pessoas gerenciando a conta do Instagram, pois, agora suas imagens terão as mesmas características estilísticas, independentemente de quem estiver postando.

manage filters gif

Acompanhe suas próprias estatísticas do Instagram

instagram management learn more banner

Agora que você está munido com algumas das mais concretas estatísticas do Instagram para os profissionais de marketing. Como usá-las para melhorar a sua própria estratégia no Instagram? A primeira coisa que você deve estar procurando é uma maneira de acompanhar, monitorar e decompor a analítica do Instagram para a sua empresa.

Todas as alterações feitas na sua estratégia não significarão nada, a menos que esteja preparado para acompanhar as diferenças. Com uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, como o Sprout Social, você pode monitorar hashtags, gerenciar comentários e acompanhar o engajamento de várias contas. Além disso, você pode facilmente executar e compartilhar relatórios sobre analítica de engajamento, hashtags, seguidores, conteúdo e perfil.

O Instagram não é somente uma plataforma poderosa para os profissionais de marketing e para sua marca. E agora você tem a prova para apoiar sua utilização.

This post 5 estatísticas do Instagram que você deveria conhecer originally appeared on Sprout Social.

Source: http://ift.tt/HQ2oTe




Leave a Reply